Os principais tipos de dor que a medicina intervencionista cuida.
Se você tem me acompanhado aqui no blog e nas redes sociais, já deve saber que a medicina intervencionista da dor, especialidade na qual eu atuo, ajuda a diagnosticar, trazer alívio e controlar diferentes dores. No artigo de hoje, quero abordar os principais tipos, trazendo informações e conhecimento para que você possa buscar ajuda se estiver com sintomas de dor.
Então, vamos conhecer os principais tipos de dor?
– Dor osteomuscular: é o tipo de dor mais frequente, causada na maioria das vezes por hábitos como má postura, sedentarismo, excesso de atividade física ou envelhecimento, afetando os músculos e os ossos.
– Dor neuropática: normalmente é crônica e afeta o sistema nervoso central (cérebro, tronco e medula) e periférico (nervos). As sensações mais comuns nesse tipo de dor são o ardor, a sensação de queimação, de pontada ou de choque.
– Dor isquêmica: acontece por isquemia, ou seja, falta de fluxo sanguíneo no local. Pode começar localizada em qualquer parte do corpo e começar a irradiar para locais diferentes. A sensação pode ser de ardência, aperto ou pressão.
– Dor lombar: também conhecida como lombalgia, a dor na região mais baixa da coluna atinge 80% da população mundial, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
– Dor articular: a osteoartrose é uma doença bastante comum na população e costuma afetar ombro, joelho e quadril, levando à dor e limitação do movimento, comprometendo a funcionalidade da articulação nas atividades diárias.
– Dores oncológicas: decorrentes do câncer e infelizmente mais da metade dos pacientes em tratamento oncológico desenvolvem esses sintomas.
Agora que você ficou conhecendo os tipos de dor, compartilhe a informação para que mais pessoas possam se cuidar. Como sempre digo: sentir dor não é normal. Não se acostume com ela.