Método
MagMa

Abordagem farmacológica polimodal destinada a pacientes com dor crônica;

Explorada nos primeiros degraus da Escada Terapêutica Analgésica, e ao longo do tratamento;

Consiste no uso de Magnésio e Cúrcuma, isolados ou combinados, de forma individualizada, em doses ascendentes e mais elevadas, por via oral (VO), como adjuvante no tratamento de dores crônicas;

Atua nos elementos moleculares básicos da analgesia e da restauração da homeostase, como a proteção celular e a antioxidação, a anti-inflamação, vasodilatação, função mitocondrial e na obtenção de energia celular, miorrelaxamento e a perfusão tecidual, a neuroproteção e a amplificação dolorosa; com ênfase na neuroplasticidade positiva e na neuro-regeneração;

Interage em Pilares essenciais ao funcionamento adequado do organismo, como o sono, cognição (memória), humor (ansiedade), massa muscular e metabolismo (fadiga), apetite e peso corporal (obesidade);

Missão

Aliviar a dor e o
sofrimento humano.

Visão

Realizar uma CAMPANHA de educação e conscientização direcionada a toda população e à classe médica para o uso mais otimizado de duas categorias farmacológicas bastante estudadas nas últimas décadas:

• Medicina Ortomolecular
  • Fitoterapia

O Método visa explorar tais fármacos nos primeiros degraus da escada terapêutica e em doses mais elevadas para dores crônicas, especificamente para a Fibromialgia (Síndrome Fibromiálgica), além de outras Síndromes Dolorosas Crônicas.

Valores

Obedece aos 4 Princípios Bioéticos básicos:

• Beneficência
  • Não Maleficência
  • Autonomia
  • Justiça

Propósitos

O Método é um novo olhar na abordagem da Fibromialgia e em outras Síndromes Dolorosas Crônicas, com ação ampla e difusa (multi-alvo), em vários sistemas, simples e baixo-custo, utilizando antigos recursos farmacológicos; contudo sob uma perspectiva moderna e científica.

Ainda não há consenso sobre o tratamento da Fibromialgia (Síndrome Fibromiálgica); e os existentes ainda carecem de maior eficácia e possuem significativa quantidade de eventos adversos, não sendo suficientemente eficazes a longo prazo.

Princípios Terapêuticos

• Tal Método Terapêutico Farmacológico utiliza doses mais elevadas de dois elementos pilares (Magnésio e Cúrcuma), isolados ou combinados, por via oral, no tratamento de Fibromialgia (Síndrome Fibromiálgica), e de outras Síndromes Dolorosas Crônicas.
  • Princípio de tratamento baseado principalmente nos fenômenos moleculares centrais envolvidos na gênese e na manutenção da Dor Crônica.
  • Possui ênfase não apenas na dor e no status doloroso (analgesia central e periférica), mas também na anti-inflamação (cerebral e periférica), no relaxamento muscular, no risco cardiovascular, no metabolismo (cerebral e sistêmico), na digestão, sono, humor e ansiedade.
  • Os dois elementos PILARES do Método - Magnésio e Cúrcuma – são os representantes principais de duas Modalidades Terapêuticas bastante estudadas nas últimas décadas (Medicina Ortomolecular e Fitoterapia, respectivamente);
  • Portanto, tal Método utiliza a Medicina Ortomolecular e/ou a Fitoterapia nos primeiros degraus da escada terapêutica, e ao longo do tratamento das dores crônicas, especificamente a Fibromialgia (Síndrome Fibromiálgica), mas também a Enxaqueca, Dores Neuropáticas e outras Síndromes Dolorosas.

Farmacodinâmica inteligente

• Ação farmacológica Polimodal, com multi-alvos moleculares; elementos esses mais concordantes com os fenômenos orgânicos da Síndrome Fibromiálgica, com ênfase na restauração da Homeostase;
  • Foco nos princípios moleculares básicos da gênese a da manutenção da Dor Crônica, atuando não apenas na analgesia e na anti-inflamação, mas conjuntamente na antioxidação e proteção celular, na neuro-regeneração e na neuroplasticidade, no metabolismo e na sensibilização insulínica, no relaxamento muscular e na perfusão tecidual.
  • Age no status doloroso de várias dores crônicas;
  • Utilizado não em doses fixas e faixas estreitas de tratamento, mas dentro de uma faixa terapêutica mais alargada, podendo-se usar doses mais elevadas, com o intuito de alcançar maior eficácia;
  • Reduz a inflamação central e periférica, sendo útil nas dores neuropáticas;
  • Ação neuroprotetora, reduzindo sequelas neurológicas;
  • Adjuvante na redução do risco cardiovascular, com redução dos níveis pressóricos e do uso de anti-hipertensivos;
  • Atua na Síndrome Metabólica, melhorando a ação da insulina, a glicemia e o perfil lipídico;
  • Boa tolerabilidade, inclusive em idosos;
  • Baixa interação farmacológica com outros medicamentos;
  • Melhora da biodisponibilidade e efetividade;

Tratamento Hierarquizado

• Usada na base da Escada Analgésica da Dor, em seu primeiro degrau; podendo ser explorada ao longo do tratamento devido a sua boa tolerabilidade, efetividade e baixo-custo;
  • Ampla faixa terapêutica, possibilitando doses mais elevadas e melhora da eficácia;
  • Redução da incidência de efeitos colaterais como sonolência, lentidão psicomotora, tonturas e quedas devido à redução do uso de psicotrópicos;
  • Reduz necessidade de anti-inflamatórios comuns, evitando seus efeitos lesivos a médio e a longo prazo;
  • Reduz necessidade de relaxantes musculares a longo prazo;
  • Reduz uso de medicações controladas de receita especial (psicotrópicas), bem como doses excessivas, diminuindo efeitos colaterais;
  • Poupador de opióides, bem como seu uso excessivo, incorreto e indiscriminado, evitando mais efeitos colaterais bem como o risco de adicção e dependência;
  • Denominado simbolicamente de “arroz com feijão” para a dor, devido ao uso de ambos em doses mais elevadas do que os outros medicamentos, ao efeito sinérgico dessa dupla combinação (suplemento + alimento); além de apresentar baixíssima incidência de eventos adversos nas doses terapêuticas;

Vantagens

Baixa toxicidade;
Baixa quantidade de contra-indicações e efeitos colaterais;
Baixo custo;
Atua em múltiplos sistemas orgânicos (multi-alvo);
Reduzida incidência de alergias;
Possibilidade de uso em grávidas, não se conhecendo mal-formações fetais nas doses terapêuticas utilizadas;
Promove o relaxamento muscular, melhorando a execução de movimentos;
Melhora a microbiota intestinal e as funções digestivas;
Melhora a ação da insulina e o metabolismo da glicose, otimizando o metabolismo e a obtenção de energia (Efeito Magma);
Eficaz nas dores musculares decorrentes principalmente de má-postura, movimentos repetitivos no trabalho e tensões emocionais;
Aumenta a massa óssea;
Diferentemente de vários anti-inflamatórios comuns, seus constituintes podem ser usados a longo prazo, estendendo-se por meses, observando-se as comorbidades e contra-indicações de cada paciente;
Diminui as comorbidades das doenças inflamatórias crônicas;
Diminui uso de hipoglicemiantes e anti-hipertensivos;
Melhora as funções reparadoras do sono;
Adjuvante no tratamento da depressão e da fadiga crônica (neuroproteção);

Magnésio (Medicina Ortomolecular)

• Neuroprotetor e anti-inflamatório cerebral;
    • Relaxamento muscular (analgesia miofascial);
    • Anti-migranoso (prevenção na enxaqueca);
    • Melhora da função mitocondrial;
    • Melhora o metabolismo (pró-metabólico), utilizado na obesidade;
    • Hipoglicemiante (sensibiliza a ação da insulina);
    • Melhora a obtenção de energia (catalizador enzimático);
    • Usado na Fadiga Crônica;
    • Anti-Hipertensivo (vasodilatador);
    • Osteo-regenerador (participa na síntese óssea);
    • Ansiolítico leve;
    • Sedativo leve;
    • Participa de mais de 300 reações bioquímicas no organismo;

Curcuma (Fitoterapia)

• Antioxidante (diminui a oxidação e retarda o envelhecimento celular)
    • Anti-inflamatória periférica (diminui a inflamação, edema e a rigidez articular)
    • Anti-inflamatória central (reduz neuro-inflamação e injúria cerebral)
    • Anti-reumáticos (ação em doenças reumatológicas)
    • Neuroprotetora (Analgésico central contra as dores crônicas)
    • Hepatoprotetor (diminui inflamações no fígado de origem medicamentosa, alcoólica e a esteato-hepatite não-alcoólica)
    • Nefroprotetora (adjuvante no tratamento de portadores do vírus HIV)
    • Imunomoduladora, com ação Antimicrobiana e Antifúngica
    • Melhora a Flora Intestinal
    • Hipoglicemiante e emagrecedor
    • Melhora o Perfil Lipídico
    • Atua no Risco Cardiovascular (diminui risco de eventos cardíacos e cerebrovasculares)
    • Estudada para o tratamento de Câncer, e como adjuvante no combate aos efeitos colaterais da radio e quimioterapia
Todas as informações supramencionadas são baseadas em estudos científicos e vários anos de prática clínica em ambulatórios públicos e consultórios privados.