A dor no quadril pode estar presente em qualquer fase da vida. Além da dor, o comprometimento da articulação e dos tecidos vizinhos ao quadril leva a uma grande variedade de limitações funcionais, prejudicando o andar e as atividades do dia a dia, como sentar e levantar.

Neste artigo te convido a conhecer algumas doenças que afetam o quadril. Lembrando sempre que para o diagnóstico você deve consultar um especialista, ok?

  • Tendinites: as inflamações nos tendões e fáscia (membrana que envolve os músculos) podem acometer músculos que passam pelo quadril, como o glúteo, psoas, adutores, isquiotibiais e reto femoral. A mais comum é a tendinite glútea e pode ocorrer de forma isolada ou combinada. A tendinite provoca dor que piora com o exercício e prejudica o andar.
  • Bursites: bursas são como bolsas que ficam localizadas perto dos tendões e servem para minimizar o atrito. Com a inflamação da bursa, surge uma dor mais profunda que afeta o meio da articulação e pode irradiar para a lateral da coxa.
  • Estalido de quadril: refere-se a um ruído alto na região lateral do quadril que às vezes pode ser associado à dor.
  • Capsulite de quadril: é mais frequente no ombro, mas também ocorre no quadril tanto em pessoas de meia idade quanto mais jovens. O principal sintoma é a rigidez associada à dor. Esses sintomas começam sem motivo aparente e pioram com a atividade. Normalmente há perda de movimento do quadril.
  • Osteoartrite do quadril: é a forma mais comum de doença no quadril e pode ser nos dois lados ou só em um. Acomete tanto homens quanto mulheres, em geral depois dos 50 anos. Na osteoartrite, a cartilagem que protege a superfície óssea se desgasta, causando atrito e inflamação. Os principais sintomas são a dor e a rigidez na articulação.
  • Luxação do quadril: de maneira simples, podemos dizer que luxação é quando o osso sai de dentro da articulação. A dor costuma ser muito intensa e gera um grande incômodo para andar ou sentar.
  • Necrose avascular: acredita-se que a necrose avascular da cabeça do fêmur aconteça por falta de irrigação sanguínea. Pode ser causada por trauma ou ocorrer como uma complicação rara de muitas doenças. O principal sintoma é a dor de início súbito que se torna grave e incapacitante perturbando o sono.
  • Doença de Paget: é uma doença que afeta os ossos ao redor do quadril. A dor é o sintoma presente e piora à noite. Essa dor pode ser de origem óssea por conta da própria doença ou pode ser por conta de complicações como fratura ou tumores.
  • Osteoporose aguda: ocorre principalmente em homens de meia idade, via de regra sem outra causa aparente ou, raramente, depois de trauma. O paciente apresenta dor e rigidez forte no quadril e na coxa. Tem início repentino, porém, seu progresso é gradativo nos meses seguintes. O andar é prejudicado ao longo do tempo.
  • Fratura por estresse: as fraturas por estresse não são raras e tendem a ocorrer em homens jovens e ativos, e também em idosos que podem ter osteoporose associada. O diagnóstico é feito por radiografia, além de tomografia e mapeamento do colo do fêmur.