As lesões do manguito rotador são as mais frequentes que acometem o ombro, causando dor e limitação do movimento na realização de atividades de vida diária, laborais e esportivas. Isso porque essa musculatura desempenha um papel fundamental para o funcionamento normal do ombro. Identificar e tratar adequadamente as lesões no manguito rotador é essencial, pois o ombro é uma articulação essencial nas atividades de vida diária. Vamos entender melhor sobre essas lesões?
O que é o manguito rotador?
É um conjunto de 4 músculos e seus tendões, que atuam para equilibrar os movimentos do ombro, estabilizar a articulação glenoumeral e controlar a cabeça do úmero durante o movimento do braço. Isso significa que esses músculos são importantes para que o movimento do ombro aconteça de forma harmônica e sem impacto. Esses 4 músculos trabalham juntos para estabilizar a cabeça do úmero (osso do braço) na cavidade glenoide.
Como são as lesões do manguito rotador?
Existem muitos graus e tipos de lesões do manguito rotador, que vão desde pequenas inflamações e tendinites até ruptura parcial ou completa dos tendões. Essas lesões podem ser provocadas por processos degenerativos relacionados ao envelhecimento natural dos tendões, por anormalidades no manguito e trauma, sobrecarga ou excesso de uso.
Quais são os sintomas das lesões do manguito rotador?
Dor e diminuição da força muscular para levantar o braço são os principais sintomas e a intensidade varia de acordo com o estágio da lesão. A dor também pode surgir durante a noite ou durante movimentos de rotação do braço, como por exemplo, ao levar a mão para tirar a carteira do bolso, desabotoar o sutiã, escovar os dentes ou pentear cabelo. Em alguns casos, pode existir crepitação com limitação da mobilidade. Com o avanço da inflamação e lesão, ocorre perda de força e incapacidade de realizar movimentos simples de atividades diárias.
Como é feito o diagnóstico das lesões do manguito rotador?
O diagnóstico começa com anamnese e história clínica, com avaliação da frequência, intensidade dos sintomas e possíveis fatores que podem ter causado a lesão. Durante o exame clínico, também são realizados alguns testes simples para avaliar a mobilidade e força do ombro. Exames complementares também podem ser indicados para confirmação do diagnóstico e determinar a extensão da lesão. A radiografia (raio-X) simples e a ecografia são recomendados e em alguns casos pode ser indicada a avaliação por ressonância magnética.
Você sente dor ou dificuldade em alguns movimentos do seu ombro? Procure um especialista para avaliar o seu caso.