Sejam bem-vindos a este espaço de conhecimento. Meu desejo é contribuir com informações seguras e confiáveis, para que você possa compreender mais sobre seu corpo e sobre como a medicina intervencionista da dor pode te ajudar a viver com mais qualidade.
E você sabe o que é a medicina intervencionista da dor? Não teria melhor tema para inaugurarmos o blog. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre essa abordagem.
De forma resumida, podemos dizer que a medicina intervencionista da dor é a especialidade que se dedica ao diagnóstico, tratamento e alívio de dores agudas e crônicas decorrentes de diferentes causas. Ela existe porque é crescente o número de pessoas que convivem com a dor, muitas vezes durante meses, e isso afeta a qualidade de vida, as relações e a produtividade no trabalho. Os procedimentos usados na medicina intervencionista da dor são minimamente invasivos, guiados por recursos de imagem precisos, como o ultrassom e o raio-x, e que normalmente bloqueiam pontos específicos onde se localiza a dor, tais como músculos, nervos ou tendões. Na maioria desses procedimentos, o paciente não precisa ser internado e é liberado no primoeiro dia.
O principal objetivo dessa especialidade da medicina é promover o alívio dos sintomas para que o paciente possa voltar a realizar suas atividades de vida diária, de trabalho, lazer e esporte, sem o desconforto limitante da dor.
Nós sabemos que a dor é um fenômeno complexo que afeta o físico, o mental e o emocional, e que a percepção sobre a mesma varia de indivíduo para indivíduo. Por isso, a medicina intervencionista da dor acontece junto ao trabalho de uma equipe multidisciplinar, que inclui profissionais da enfermagem, fisioterapia, nutrição, acupuntura, psicologia e psiquiatria.
A dor não é normal, é um sinal de que algo precisa ser cuidado no seu corpo. Consulte sempre um especialista.