Quando pensamos em dor no quadril é mais comum associarmos aos idosos por conta do desgaste natural do envelhecimento. A osteoartrose é uma das doenças mais conhecidas que afetam o quadril. No entanto, existe uma série de condições que podem afetar essa articulação. Por isso, é preciso que seja feita uma avaliação minuciosa para identificar se a dor que você sente vem mesmo do quadril ou de outros locais. Neste artigo, abordo aspectos gerais sobre a dor no quadril, trazendo informações para você estar atento a possíveis sintomas.

 

Quero começar dizendo que a dor na região do quadril pode estar relacionada com estruturas fora dele. Isso significa que uma doença ou lesão na coluna e na pelve podem provocar uma dor que será percebida no quadril. Você sabia disso? Por isso, um primeiro passo é diferenciar as causas intrínsecas (do próprio quadril) das causas extrínsecas (fora do quadril).

A dor que vem da articulação do quadril pode ser percebida principalmente na virilha e na parte lateral da coxa. Não é tão comum que essa dor de quadril seja sentida no glúteo ou na parte de trás e de dentro da coxa. Esse tipo de dor pode também irradiar para a perna e, quanto maior o grau de inflamação, mais longe a dor irradia, podendo chegar a ser sentida no joelho e até no pé.

Outra característica é que a dor que surge ao andar e alivia com o repouso pode ser provocada tanto por questões na coluna lombar quanto no quadril. A dor constante que perturba o sono em geral indica lesão inflamatória ou neoplásica, provocada por um tumor. Em pacientes com osteoartrite, é comum surgir dor noturna no quadril e isso indica inflamação por conta do uso excessivo do quadril durante o dia.

Nos adultos, a causa mais comum de dor no quadril é a osteoartrite. Mas existem também outras causas de lesões que afetam os tendões e a bursa, por exemplo. Em algumas doenças, pode haver também rigidez na articulação e, nos mais velhos, são comuns as fraturas do quadril.

Além do exame clínico, para o diagnóstico é necessário fazer exames complementares, como as radiografias. Sempre que houver suspeita de doenças malignas como metástases ou tumores, devem ser feitos exames de imagem nos pacientes com dor.

Esteja atento aos sinais do seu corpo e quando houver dor, procure um especialista para avaliar o seu caso.