Uma queixa muito comum de pessoas que trabalham no formato home office é a dor nas costas. E, com a pandemia, muitas empresas passaram a adotar o modelo remoto como primeira opção de trabalho, favorecendo o aparecimento de dor por conta da mudança do ambiente de trabalho e do improviso de escritórios em casa.
Tanto a região lombar quanto a região cervical sofrem com as consequências de se passar longos períodos sentado de maneira inadequada. A dor pode ser localizada ou pode irradiar para braços e pernas. O desconforto no meio das contas, na região dorsal, embora em menor frequência, também costuma ser uma queixa relatada.
O principal motivo do incômodo está na postura inadequada, no tempo prolongado na mesma posição e no sedentarismo. Essa combinação de fatores leva a uma sobrecarga nos músculos ou articulações, gerando a lesão, que pode ser aguda, desaparecendo em alguns dias com medidas conservadoras, ou pode se tornar uma dor crônica, exigindo cuidados diferenciados.
Para prevenir ou minimizar as dores, é indicado que sejam feitos ajustes ergonômicos no ambiente e cuidados com a postura:
- Ajuste a altura da tela do seu computador usando suportes, se necessário. Utilize também cadeiras com altura regulável para facilitar a postura mais adequada para o seu corpo.
- Sentado na cadeira, verifique se seus joelhos estão flexionados a 90º e os pés apoiados no chão. Você pode usar um banquinho ou suporte, se necessário.
- O seu olhar deve estar alinhado com o centro da tela do seu monitor ou notebook e mantenha seu corpo preferencialmente próximo à mesa de trabalho.
- Procure manter a coluna ereta, apoiada no encosto da cadeira. Exercícios posturais orientados por um especialista ajudam a manter a sustentação.
- Atenção para não sentar em postura como se estivesse escorregando da cadeira. Apoiar bem os glúteos e a lombar ajuda a manter a postura mais alinhada.
- Faça pausas a cada hora, espreguiçando e alongando o corpo.
Essas são medidas pontuais e simples, que você pode começar a qualquer momento. Cuide da sua coluna.