Faz parte do meu propósito com a medicina intervencionista da dor trazer informação de qualidade sobre o complexo e subjetivo fenômeno que é a dor. Já conversamos aqui no blog sobre diferentes origens deste sintoma, como a dor na coluna, a dor osteomuscular e a dor neuropática. Neste artigo, você vai conhecer mais sobre a dor articular e suas principais causas.

Primeiro quero dizer que a dor articular também é popularmente conhecida como “dor nas juntas” e é aquela que surge por problemas que afetam a região da articulação, ou seja, local em que um osso se encontra com o outro, gerando mobilidade às estruturas do corpo. Pode aparecer em qualquer articulação, afetando uma única região (dor monoarticular) ou várias regiões ao mesmo tempo (dor poliarticular). É bem comum nas articulações que têm mais movimento e são mais exigidas no dia a dia, como por exemplo, nos joelhos, quadris, tornozelos, cotovelos, punhos e dedos.

De acordo com a localização, o grau da dor e a percepção pessoal, os sintomas podem ser mais ou menos intensos. Alguns sinais de alerta podem indicar problemas articulares:

  • Dor repentina ou intensa

  • Dificuldade e limitação de movimento

  • Sensação de queimação

  • Rigidez articular

  • Inchaço no local

  • Desconforto para andar ou em repouso

  • Presença de deformidades ósseas

 

E que doenças podem causar a dor articular?

Este sintoma pode surgir por diferentes causas e acometer homens e mulheres em qualquer faixa etária. Seguem abaixo alguns exemplos:

  • Artrite: é a principal causa de dor nas articulações. Alguns fatores que podem contribuir para o aparecimento da artrite são: excesso de peso, traumas e desgaste natural da articulação. Além da dor, a pessoa pode apresentar dificuldade para realizar movimentos e deformidade óssea.

  • Artrite reumatoide: diferente da artrite, a artrite reumatóide é uma doença autoimune e inflamatória crônica. Nela, o sistema imune exerce uma ação contra o próprio organismo gerando inflamação e edema (inchaço) das articulações. Além de dificuldade para movimentar, ocorre diminuição da força e aumento da dor logo ao acordar.

  • Lesões: as lesões são a principal causa de dor articular em adultos jovens, levando à dor súbita em uma única articulação. São causadas principalmente por impacto e podem levar à luxação (perda do contato de um osso com o outro) e até mesmo fraturas. São mais comuns em ombros, joelhos, cotovelos e dedos.

  • Condromalácia patelar: estresse repetitivo na articulação do joelho, musculatura fraca nos membros inferiores, trauma no local, sobrepeso e obesidade podem levar ao desgaste da cartilagem do joelho na região de contato do tendão da patela. O principal sintoma é a dor na frente do joelho e pode piorar com movimentos específicos como agachar, subir e descer escadas, ficar muito tempo sentado com o joelho dobrado.

  • Infecções: alguns vírus, como o da dengue, podem levar à inflamação de várias articulações. O resultado é a sensação de dor no corpo todo que, dependendo do vírus, pode vir associada a outros sintomas, tais como febre, cansaço, perda de apetite e mal-estar.

 

Além dos exemplos citados, outras condições patológicas podem levar à dor articular. Por isso, esteja atento e na presença dos sinais e sintomas, procure um especialista para avaliar o seu caso e iniciar o tratamento mais adequado.