Com a finalidade de diagnosticar, aliviar o sofrimento, melhorar a funcionalidade e devolver a qualidade de vida para o paciente, um dos procedimentos usados pela medicina intervencionista da dor são os bloqueios anestésicos. Você já ouviu falar dessa modalidade? Neste artigo você vai conhecer o que é e quais as finalidades dos bloqueios.
O objetivo do bloqueio anestésico é interromper os impulsos sensitivos do local que estão levando a informação de dor ao sistema nervoso central. Isso é feito a partir de uma injeção que contém um medicamento, geralmente um anestésico ou um anti-inflamatório.
Esta é uma técnica de grande importância na medicina intervencionista da dor. Atua dessensibilizando a região afetada, diminuindo ou eliminando a dor. Isso permite que o paciente recupere a capacidade de realizar algumas funções, facilitando as atividades de vida diária e a reabilitação.
Feito de forma rápida e eficaz, o procedimento geralmente é realizado apenas com anestesia local em consultório ou hospital. A aplicação demora de 20 a 30 minutos e uma vez realizada, o paciente rapidamente é liberado para voltar para casa.
Para aplicar a medicação de maneira mais precisa e segura, os bloqueios normalmente são realizados com o auxílio de exames de imagem como raio-x, ultrassonografia ou ressonância magnética. Exames de sangue podem ser necessários para infiltrar medicamentos específicos.
De acordo com a sua finalidade, podemos classificar dois principais tipos de bloqueio:
• Bloqueio diagnóstico:
Usado para localizar anatomicamente a origem da dor de maneira mais precisa e efetiva. Com isso é possível definir o tratamento mais adequado para cada paciente.
• Bloqueio terapêutico:
Neste caso os bloqueios são usados como método de tratamento. A aplicação da medicação pode ser feita com técnica de injeção simples ou contínua, com utilização de cateter. É realizado com apoio de técnicas de imagem para ajudar a guiar o procedimento em tempo real. Além de reduzir o consumo de analgésicos, o bloqueio terapêutico tem como objetivo diminuir ou eliminar a dor para permitir a reabilitação física e o retorno às atividades sociais e laborais.
A duração e os resultados de um bloqueio anestésico ou terapêutico são variáveis e dependem do indivíduo e da patologia que está sendo tratada. Existem casos em que os sintomas podem desaparecer de forma significativa e outros em que o efeito dura algumas horas ou semanas.
A experiência do profissional, o conhecimento sobre a patologia e a habilidade na aplicação obviamente influenciam os resultados. Portanto, escolha um profissional de confiança para cuidar da sua dor.