Provavelmente todo ser humano apresentará não só um, mas vários episódios de dor osteomuscular ao longo da vida. Neste artigo preparei respostas para 5 perguntas fundamentais que vão te ajudar a compreender e prevenir esse tipo de dor.

1. O que é e quem pode ter dor osteomuscular?

Dor osteomuscular é aquela que afeta o sistema dos ossos, músculos e articulações, incluindo outros tecidos moles relacionados, como tendões e ligamentos. Crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos… Qualquer pessoa, em qualquer fase da vida, pode apresentar episódios de dor osteomuscular. No entanto, com o envelhecimento, por conta do desgaste e sobrecarga, a incidência aumenta.

2. Em que região do corpo é mais frequente?

Qualquer região do corpo está suscetível ao aparecimento dessa dor, principalmente quando há sobrecarga excessiva ou esforço constante. Alguns exemplos de regiões em que podem aparecer dores osteomusculares são:

  • Coluna lombar: dor na região baixa da coluna
  • Coluna cervical: dor no pescoço
  • Região do quadril
  • Joelhos
  • Região dos ombros: mialgia do trapézio
  • Tendinites de punho
  • Tendinites de cotovelo

3. Como sei que a dor é osteomuscular?

Muitas vezes, as pessoas demoram para notar a dor. Ela pode começar com um pequeno incômodo, de maneira discreta, mas como não afeta muito a função, essa dor é frequentemente negligenciada. A dificuldade de percepção e a demora para buscar tratamento interferem na identificação da origem e de quando surgiu a lesão. Com o tempo, a dor piora, começa incomodar e só aí que a maioria das pessoas busca ajuda de um especialista.

Fique atento aos pequenos incômodos, principalmente se eles têm se repetido com certa frequência. Essa dor que começa leve pode piorar rapidamente quando existe uma sobrecarga da região que já está sensível. É o tipo de dor que não acontece no repouso, ao contrário, ela aparece quando a região afetada está sendo usada, durante movimento da articulação, contração muscular ou esforço. Existem casos em que a dor só é percebida no final do dia, após um longo período de esforço.

4. O que causa a dor osteomuscular?

Em cada região do corpo a dor é desencadeada por processos e elementos diferentes. No entanto, existe um fator comum presente nas lesões osteomusculares: a sobrecarga mecânica.

Isso significa que quando uma estrutura está sendo submetida a um esforço que vai além da sua capacidade de suportar, existe chance da lesão aparecer.

Essa sobrecarga diz respeito tanto ao esforço excessivo e abrupto, quanto à sobrecarga em níveis menores em locais que já estão enfraquecidos. Quando persiste por um tempo prolongado, leva ao desgaste. Nos dois casos, a estrutura sobrecarregada não suporta o esforço e a reação do corpo é um processo inflamatório que leva à dor, contraturas musculares e lesões.

5. O que é feito para tratar a dor osteomuscular?

O tratamento da dor osteomuscular é definido a partir de uma avaliação minuciosa para identificar a origem e causa da dor. Todas as individualidades devem ser consideradas e, no geral, a abordagem é multidisciplinar.

Pode ser feita a recomendação de anti-inflamatórios não-esteroidais e, além de diminuir a sobrecarga na região afetada, é preciso incluir medidas fisioterapêuticas para fortalecer a musculatura de maneira adequada, além de orientações quanto à postura e ergonomia nos casos necessários.

Espero que este artigo possa ter te ajudado com as principais informações para que você esteja atento aos sinais e sintomas. Não negligencie sua dor. Procure um especialista para cuidar de você.